quarta-feira, 27 de agosto de 2008

PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

O nosso partido foi fundado em 1994, unificando diferentes organizações, grupos e ativistas independentes. A maioria dos que fundaram o PSTU vinha de uma ruptura com o PT, ao considerar que este partido não era uma alternativa estratégica para a construção de uma direção revolucionária para o país.

A fundação do PSTU foi um exemplo de unificação de setores revolucionários, quando existiam e existem tantas rupturas na esquerda. Durante dois anos discutimos um programa e um estatuto para o novo partido. Quando chegamos a elaborar uma proposta comum, fizemos nosso congresso de unificação em 94.


Hoje o PSTU é o terceiro partido da esquerda, só atrás em tamanho do PT e PC do B, dois partidos reformistas. Somos uma alternativa revolucionária implantada em setores fundamentais dos movimentos sindical e estudantil, no momento em que o reformismo começa a viver uma crise.





Fonte: Site do Partido

2 comentários:

Unknown disse...

Bah, eu não sabia o que significava a sigla, o PSTU é criticado por ser muito extremista, alguns dizem que é coisa de ideologitas e que não vai da em nada, mas eu não posso dar a minha opinião pessoal pq n conheço quase nada sobre eles.

Ninguém* disse...

Pois é, eu penso que o problema em nosso país, ao que se refere em esquerda, é justamente a falta de "socialização", alguns criticam os outros, e querem construir uma caminhada sozinhos, o que acaba enfraquecendo, ao invés de crescer. Existe uma competição entre eles mto forte e desnecessária.