terça-feira, 19 de agosto de 2008

Política e Democracia - Coisa de Grego

Política:
A política surge na Grécia clássica, período em que vários foram os fatores que deram origem à política. O surgimento da pólis (cidade-estado) é o elemento norteador para que a política fosse criando suas bases no mundo grego, e assim, nas cidades, nascesse a grande preocupação em como administrar bem a pólis.
Platão, vendo que a política ideal está defeituosa, tem a preocupação em dizer que quem estava bem preparado para Governar as cidades seriam os filósofos e os reis, visto que ambos usavam a alma racional. Vale salientar aqui que Platão via no homem três almas: A alma racional, típica dos filósofos e reis, pois esta se localizava na cabeça; a alma toráxica, predominante nos Guerreiros e alma visceral, presente nos escravos.
Aristóteles, através de suas obras "Política" e "Ética a Nicômaco" vai esboçar um novo tipo de política, principalmente por suas idéias de participação popular e por defender que toda boa política deve visar sempre ao bem comum. Há de se dizer, também, que Aristóteles questionou as formas de Governo da época, mostrando de maneira contundente suas falhas. Enfim, a política na Grécia antiga nasceu pela necessidade de administrar as cidades. De pólis surgiu a política. (Wikipédia, 2008)

Partido Político:
Na Grécia antiga e Roma antiga, dava-se o nome de partido a um grupo de seguidores de uma idéia, doutrina ou pessoa, mas foi só na Inglaterra, no século XVIII, que se criaram pela primeira vez, instituições de direito privado, com o objetivo de congregar partidários de uma idéia política: o partido Whig e o partido Tory.
De fato, a idéia de organizar e dividir os políticos em partidos se alastrou muito, no mundo todo, a partir da segunda metade do século XVIII, e sobretudo depois da revolução francesa e da independência dos Estados Unidos. Até porque, a partir daí, a própria percepção da natureza da comunidade política se transforma dramaticamente. (Wikipédia, 2008)

Democracia:
Democracia, numa análise mais ampla, é um sistema político em que suas ações são voltadas a atender os interesses da população, acatando a opinião/vontade da maioria, respeitando a liberdade de expressão da minoria. Um governo onde os cidadãos decidem sobre as políticas públicas a partir de princípios igualitários, e onde ser cidadão, é a garantia de que todos são iguais perante a lei, não havendo assim discriminação de raça, cor ou crença, acesso de um emprego digno e recebimento de um salário que tenda a suprir suas necessidades básicas para uma vida honesta e condizente com o restante da sociedade, tendo o direito ao acesso à educação, saúde, habitação, lazer, liberdade de expressão, lutar por seus valores e acima de tudo, ter uma vida digna de ser homem. (COVRE, 1998)




P.S.: A partir de agora, haverão postagens da história dos partidos políticos de nosso país, e tentarei escrever de todos, começando da esquerda para a direita, se é que me entendem, hehe.

Um comentário:

Unknown disse...

Ainda acho que a melhor e verdadeira democracia é aquela direta, onde os representantes seriam abolidos e todo o povo uma vez por mes votaria as leis mais importantes para o país em forma de plebiscito.