sexta-feira, 29 de agosto de 2008

PSOL - Partido Socialismo e Liberdade

O P-SOL foi constituído como uma dissidência à esquerda do Partido dos Trabalhadores, que acolheu diversas tendências e parlamentares que haviam discordado de políticas do PT que tinham por conservadoras. Abriga diversas correntes de esquerda, algumas delas trotskistas e intelectuais eurocomunistas. O Partido constitui-se como uma partido de tendências portanto, possui diversas correntes internas como por exemplo a Ação Popular Socialista(considerada por alguns politicos e criticos internernacionais como de extrema esquerda, liderada por Ivan Valente), o Enlace Socialista, a Corrente Socialista dos Trabalhadores (liderada pelo ex-deputado Babá), o Movimento Esquerda Socialista (liderado pela deputada federal Luciana Genro) o coletivo Revolutas, o PP - Poder Popular, o CSOL - Coletivo Socialismo e Liberdade, o Grupo Práxis, a FEC - Frente Estopim Comunista (de extrema esquerda), a SR - Socialismo Revolucionário e o bloco de centro-esquerda.

Foi fundado em 2004, após a expulsão de Heloísa Helena, João Batista, João Fontes e Luciana Genro do Partido dos Trabalhadores. Buscando obter o registro permanente na Justiça Eleitoral, sob nova legislação que dificulta a criação de novos partidos, o partido obteve quase 700 mil assinaturas, mas os cartórios eleitorais só concederam certidões a 450 mil assinaturas. Uma nova tentativa de apresentar assinaturas válidas foi realizada pelos organizadores do partido em 1 de setembro de 2005. Em 15 de setembro o registro definitivo foi obtido.

O partido ganhou novas adesões em setembro de 2005. Isso resultou, principalmente, pela crise política causada pelas denúncias de um esquema de pagamento a congressistas para votarem de acordo com os interesses do executivo (Escândalo do mensalão). Foi causado também pelas mudanças regressivas do PT que, na conconcepção do PSOL, abandonou o socialismo como meta estratégica.

Por decisão do Diretório Nacional, tomada em abril de 2006, de 26 a 28 de maio foi realizada uma Conferência Nacional, em que se oficializou a candidatura da senadora Heloísa Helena à Presidência da República e de seu vice, o economista carioca César Benjamin, nas eleições brasileiras de 2006, conformando com o PSTU e o PCB a Frente de Esquerda. A Candidata, que havia aberto mão de concorrer novamente ao cargo de senadora por seu estado de origem, não aceitou o apoio financeiro de empresários, que segundo ela seria a origem da corrupção dos candidatos depois de eleitos.Durante a candidatura de Heloísa Helena, o partido obteve o apoio de grandes personalidades como o cartunista Ziraldo (criador do slogan e do simbolo do partido).

Fonte: História do PSOL


Nenhum comentário: