quarta-feira, 4 de junho de 2008

Para onde estamos indo, ou sendo levados?

Você já deve ter percebido nestes últimos tempos, o que o ser humano é capaz de fazer ao seu semelhante (ou seria no plural?) o que nos mostram, é que nem mais a família é um lugar de refúgio, de segurança e confiabilidade. Pensemos: a humanidade está rumando para a autodestruição? Talvez sim, se levarmos em conta nossa condição de “ser racional”, pois nenhum animal é capaz do que o homem parece ser. A autodestruição também se revela no aquecimento global, nos altos índices de violência, uso de drogas, DST's, suicídios, homicídios... Espalhados pelo mundo.

Mas nos dizem que somos um povo solidário! Oras, só existe solidariedade onde ela se faz necessária, onde existe um povo carente. Uma forma esta de distorcer o sentido real da palavra.

E será que tem solução?

Claro que tem! - Nos dizem os candidatos políticos em campanhas eleitorais.

A mídia, através do sensacionalismo exacerbado ao demonstrar o sofrimento alheio, faz com que nos pensemos aliviados em ter uma vida melhor do que aquela pessoa, e assim nos tornemos acomodados em frente ao show de imagens, enquanto que os políticos que ajudei a eleger mereçam apenas alguns minutos de atenção no Congresso Nacional, onde aparecem confusas discussões onde nada entendo.

Esta alienação nos leva também ao consumo do que nos apresentam, seja uma nova marca de desodorante ou o último lançamento da Ford.

Queremos estar na moda, não importa o quanto isto nos custe, os roubos e prostituição são uma bela vitrine!

Fecho os olhos para o que acontece à minha volta e ligo a TV, vai começar a novela das 8. E o meu filho, TEU filho, o que está fazendo? O que ele fez, o que aprendeu na aula hoje? Precisa de mim para fazer o tema de casa? Por que ele só brinca de lutar com os brinquedos e amiguinhos?

Quantos pais sabem responder a estas perguntas? Sei que dirão estar cansados do trabalho, e acredito mesmo que estejam, mas não é por isso que trocam um diálogo produtivo com seu filho por um programa de TV.

Filho vai além do alimentar e vestir, ele é você amanhã. O que tu fazes é exemplo pra ele, então, cuida o que tu fala e faz perto de uma criança, pois amanhã ele vai repetir sem que você perceba o motivo. Seremos a partir de hoje, mais críticos naquilo que vemos!


P.S: Este é um texto que escrevi a um mês atrás, e resolvi postar, antes que fique demodé.

Nenhum comentário: