quarta-feira, 1 de outubro de 2008

PRP - Partido Republicano Progressista


O Partido Republicano Progressista (PRP) disputa todas as eleições brasileiras desde 1990 e obteve registro definitivo em 22 de Novembro de 1991.

Foi dirigido por Ademar de Barros Filho, fazendo referência aos velhos PRP e PSP ademaristas. Quando da criação do PPR, em 1994, juntando o PDS malufista ao PDC, o então deputado federal Ademar de Barros Filho tentou fundir o PRP, mas foi rechaçada a proposta pela Convenção Nacional. Ademar retirou-se da legenda, e foi substituído pelo seu vice, Dirceu Resende, natural de São José do Rio Preto, político de renome na região de Jales, onde teve vários cargos políticos. Dirigiu nacionalmente o PRP até seu falecimento, em 2005.

A partir daí, a legenda vem sendo dirigida por seu filho, Ovasco Resende. Outro Partido Republicano Progressista (que, aliás, inspirou o novo), dirigido por Ademar de Barros, foi o criado em 1945, e disputou as eleições para a Assembléia Nacional Constituinte eleita no mesmo ano. Em 1946, fundiu-se ao PPS de Miguel Reale e ao PAN de Álvaro Rolim Telles para formar o Partido Social Progressista, que durou até a extinção dos partidos pelo AI-2, em 1965.


Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário: